Governo japonês abre inscrições para bolsas de estudos para brasileiros

novembro 10, 2018 Off Por O Martelo de Nietzsche

De acordo com a UNESCO, as bolsas para pesquisa no exterior têm duração máxima de nove meses. As bolsas de estudos começam a partir de junho de 2019 e a pesquisa deve ser finalizada até fevereiro de 2021. Confira a seguir mais informações.

O objetivo das bolsas de estudos é fornecer auxílio para a pesquisa para os candidatos que não tem condições, contudo, as taxas de matrícula, na maioria dos casos, não estão incluídas.

Os candidatos interessados devem apresentar um projeto com uma estimativa de custos mensais para sua estadia no país, levando em consideração uma média de 1 mil a 1.8 mil dólares mensais para hospedagem e refeições – não mais do que isso.

A contribuição máxima concedida pelo programa é de 10 mil dólares para todo o período de estudos. A bolsa será paga em duas ou três parcelas e pode ser renovada conforme o desempenho dos candidatos.

Requisitos para concorrer a uma das bolsas para pesquisa no exterior:

  • Ser pesquisador que já possua mestrado e que pretende fazer parte de sua pesquisa no exterior;
  • Ter um bom desempenho acadêmico e expectativas de contribuir para o seu país ao retornar;
  • Não ter mais de 40 anos;
  • Realizar pesquisa sob a supervisão de um orientador em uma instituição anfitriã;
  • Ser proficiente na língua de ensino do país de estudo;
  • Voltar ao país de origem após a conclusão dos estudos.

Áreas de pesquisa dos candidatos

Devem ser relacionadas aos seguintes temas: meio ambiente (com ênfase em redução de riscos de desastres); diálogo intercultural; tecnologias de informação e comunicação e resolução de conflitos.

inscrições para a bolsa de estudo

As inscrições as bolsas de estudos podem ser feitas até o dia 30 de novembro de 2018. Cada estado-membro pode ter dois candidatos inscritos no programa. A responsabilidade de selecionar esses pesquisadores é da Comissão Nacional de cada país. Isso significa que o candidato deve, em primeiro lugar, entrar em contato com a instituição – no caso do Brasil aqui.

Após a seleção, as candidaturas devem ser enviadas ao departamento de bolsas de estudos da Unesco via correio para: Section of Participation Programme and Fellowships, UNESCO, 7, Place de Fontenoy 75352 Paris 07 SP.

Outras informações sobre as bolsas de estudo

Uma cópia da candidatura precisa ser enviada também por e-mail para [email protected] and [email protected] Ela deve incluir:

  • Formulário de candidatura da Unesco com duas fotografias recentes (aqui);
  • Cópias autenticadas de diplomas e histórico acadêmico;
  • Carta de recomendação;
  • Carta de aceite de uma instituição anfitriã;
  • Certificado de proficiência na língua do país escolhido;
  • Descrição detalhada em inglês ou francês do projeto de pesquisa (máximo 2 páginas).

Considerações finais sobre o projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa deve conter os seguintes pontos: por quê; o quê; como; onde; quando; quanto vai custar. O candidato precisa, portanto, indicar uma estimativa detalhada dos recursos que ele necessita para desenvolver a pesquisa. O montante deve ser informado em dólares e não pode ultrapassar os 10 mil dólares.

Boa sorte!

Por: Wanderson Dutch